sábado, 20 de abril de 2013

Vereadores de São Bento – PB batem boca na tribuna e usam os verbos quebrar e bater;

Os vereadores do município de São Bento, no Sertão Paraibano, Jairo da Silva Monteiro (PMDB) e Lucinete Carneiro dos Santos (PSD) iniciaram uma forte discussão, na sessão ordinária da última quarta-feira (17/04).
O bate-boca começou quando o vereador Jairo Monteiro se referiu ao termo “carona”, utilizado pela vereadora Lucinete, na penúltima reunião da câmara, no dia 10/04, em alusão a um requerimento feito pelo colega, pedindo a construção de uma quadra poliesportiva e uma pista de caminhada para o bairro São Bernardo, onde a vereadora reside há 26 anos.
O parlamentar se sentiu ofendido com a expressão, dizendo que não pegou ‘carona’ com ninguém, que não é caminhoneiro e enfatizou que não precisa pegar “carona”, pois tem dois mandatos no Poder Legislativo e já disputou 4 eleições. O edil disse, também, que não é menino de recado, que foi eleito para defender os direitos da população, e que faz o papel de legislar com honra e responsabilidade, afirmando que tirou 741 votos no último pleito.
Continuando com o descarrego verbal, batendo com força na tribuna, Jairo revelou que recebeu o termo como uma piada, uma crítica, não só pra ele, mas a todos os colegas de oposição.
Após ouvir o pronunciamento do confrade, a vereadora Lucinete pediu um aparte e disse que não falou que ninguém tinha pegado ‘carona’, relatando que, na política, as coisas são interessantes, justificando que muitas vezes, tem a impressão de que os colegas de oposição já sabem de um problema que vai acontecer, aí relatam antecipadamente, para causarem a impressão de que já estão buscando uma solução para o mesmo. Ela disse, ainda, que lida na política há 26 anos, sempre teve um posicionamento firme, nas suas tomadas de decisões, e acrescentou que nunca se posicionou de forma diferenciada com ninguém, por causa de questão política, nem tratou ninguém de forma diferente, em virtude de cor, partido ou raça. “Peço desculpas, se magoei alguma pessoa”, disse a parlamentar.

Já quase no fim da sessão, o clima esquentou mais, no momento em que o vereador Jairo Monteiro revelou que poderia bater na tribuna, argumentando que é um direito dele fazer isso, dizendo que qualquer parlamentar pode agir dessa forma, se quiser, pois a Casa Legislativa é um ambiente de debate, de discussão, e que está amparado pelo Regimento da câmara. “Bato até a hora que for preciso, é um direito meu; aqui se bate pra gente discutir, fala mais alto quem quer, e quem quer falar baixo e compassado, fala da forma que Vossa Excelência fala”, relatou exaltado o edil.
Lucinete retrucou: - Quero dizer ao colega que eu não me importo. Você pode bater, pode quebrar. É fácil, vidro, a gente bota outro, tribuna, com certeza, o presidente manda fazer outra. Eu não tô me importado se bate ou se quebra.
Jairo replicou dizendo: - Vossa Excelência tá equivocada. Eu não tô falando quebrar não, eu tô falando bater! Vossa Excelência tá nervosa, quebrar é baderna e eu não sou irresponsável não, colega vereadora! Vossa Excelência também tá pegando pesado demais. Nessa hora, a vereadora Lucinete disse que já houve casos em que a tribuna da casa foi quebrada, durante debates acalorados.
No momento de maior acirramento, o presidente da casa, o vereador Ademar Pereira Diniz (DEM), interveio na discussão e pediu calma aos parlamentares, dizendo que a câmara é um lugar de discussão e conversa, e alertou os colegas para que amenizassem os discursos. Jairo ainda usou a palavra e disse que não estava ali pra brigar, justificando que a casa legislativa é um local de discussão mesmo. Logo depois, houve ainda pronunciamentos de outros parlamentares, e aí, o presidente deu por encerrada a sessão.

Fonte: É sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário