quinta-feira, 26 de setembro de 2013



Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no país em outubro

A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo.

Agência Brasil,

FD/ciência
A vacina contra a dengue começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. 
O Instituto Butantã, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantã, nenhum outro país tem uma vacina como essa.

A vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantã, em 2010.

A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.

Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.

Porém, como os Estados Unidos não são uma região endêmica para a dengue, nenhum voluntário que recebeu a imunização havia contraído a doença antes. No Brasil, os testes vão envolver também pessoas que já tiveram dengue.

O cientista disse que, com base em estudos publicados no Sudoeste Asiático e nos Estados Unidos, pacientes com histórico de dengue  poderão receber a imunização sem risco à saúde. “No início do desenvolvimento da vacina lá [nos Estados Unidos], algumas pessoas receberam vacina monovalente, só de um tipo, e depois outra dose de um vírus diferente, para ver se quem já tinha o passado de dengue correria risco”, explicou.

vacina_dengue_370Em uma primeira etapa dos testes brasileiros, que começam nesta semana, serão recrutados 50 voluntários da capital paulista, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Eles vão ser imunizados em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
A próxima etapa vai incluir pessoas com histórico de dengue e a vacina será aplicada em dose única. Serão 250 voluntários da capital paulista e da cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado.

“Nós trabalhamos com a hipótese de que ela [vacina] será trabalhada em uma dose, mas nos primeiros 50 voluntários serão duas doses”, disse Precioso.“Os resultados de lá [Estados Unidos] demonstraram que a vacina já atua apenas com uma dose. Como ela vai ser, pela primeira vez, utilizada em uma região endêmica de dengue, vamos avaliar os dois esquemas [uma ou duas doses] e os dois tipos de população [já tiveram ou nunca tiveram dengue]”, acrescentou.

A terceira e última fase vai recrutar pessoas de diversas partes do país, de várias idades. “Ela vai gerar o resultado de que nós precisamos para solicitar o registro na Anvisa e, a partir daí, a vacina estará disponível”. A previsão dos pesquisadores é de que a vacina chegue à população em cinco anos.

Fonte: No Minuto

Governo do Estado do RN anuncia atraso no pagamento de servidores

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (26) o novo calendário de pagamento para o mês de setembro. A justificativa é a dificuldade de completar o dinheiro para pagamento da folha deste mês.

No dia 30 de setembro, os servidores da Educação, Saúde, Segurança, UERN, Defensoria, Detran, Ipern, Idema e Jucern que recebem o salário líquido de até R$ 3 mil, correspondente e 92% dos servidores do Estado, receberão o pagamento. Já os 8% restantes, que recebem acima de R$ 3 mil, só serão pagos no dia 10 de outubro.

Durante o encontro, o secretário de Finanças, Obery Rodrigues, de Comunicação, Paulo Araújo, o consultor-geral, José Marcelo Ferreira, o controlador-geral, José Anselmo de Carvalho e o presidente do Ipern, José Marlúcio, apresentaram a receita do Estado e relataram as dificuldades no pagamento. Segundo eles, já está sendo um esforço para normalizar o pagamento a partir de outubro.

Fonte: Nosso Parana - com a titularidade *Tribuna do Norte

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PM recupera em São Rafael caminhonete furtada na cidade de São João do Sabugi

Policiais Militares da cidade de São Rafael juntamente o Comandante do Destacamento de São João do Sabugi prenderam na manhã de hoje, por volta das 08h45, as pessoas de FRANCIMÁRIO ARAÃO DE MEDEIROS,42 ANOS, residente em Natal/RN. e ALTAIR INÁCIO SIRINO DA SILVA, 42 ANOS, também residente na capital do Estado. Ambos estavam aplicando golpes no interior do estado, o famoso 171.

Na última quinta-feira,19/09, os acusados adquiriram uma caminhonete C10 na cidade de São João do Sabugi e realizaram o depósito de dez mil reais, inclusive dando o comprovante dos depósitos à vítima. Ao averiguar sua conta bancária, depois de passado o tempo para o depósito ser compensado, a vítima se deu conta que tinha caído num golpe. 

Os depósitos realmente foram feitos, mas com os envelopes vazios. A polícia militar da cidade de São João do Sabugi foi informada na noite de ontem que o veículo possivelmente estivesse na cidade de São Rafael/RN. De posse das informações a Polícia Militar de São Rafael saiu em diligências e encontrou o veículo em uma residência na rua Presidente Costa e Silva, Centro de São Rafael. 

O cidadão que estava com o veículo no momento foi conduzido até a Delegacia de Polícia de São Rafael para prestar esclarecimentos. Como havia a informação que um outro indivíduo estaria se deslocando até a cidade de São Rafael para negociar a caminhonete na manhã de hoje. O comandante do Destacamento de São João do Sabugi, juntamente com os policiais de São Rafael se passaram por compradores e entraram em contato com o acusado marcando o posto de gasolina Dois Irmãos para concluírem o negócio. 

Ao avistarem o veículo UNO MILLE de cor cinza se aproximando os Policiais abordaram os acusados e lhes apresentaram as acusações que estavam sendo imputadas. Sem alternativas os acusados confessaram o golpe aplicado. Feita uma revista mais minuciosa no veículo foi encontrado diversos envelopes para depósito bancários, comprovantes de depósitos, cheques em branco, além dos contatos de prováveis vítimas. A dupla foi presa e conduzida até a cidade de Caicó para lavratura do flagrante. A caminhonete foi devolvida ao legítimo dono. 

Fonte de Reprodução: Cidade News Itaú

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ex-jogadora de vôlei Larissa engravida com óvulo de sua mulher Lili

casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook)

Quando confirmou a aposentadoria das quadras, Larissa revelou o desejo de deixar o vôlei de praia em segundo plano para ser mãe (relembre no vídeo ao lado). Pouco menos de dois meses após casar-se oficialmente com Lili Maestrini, bronze no Mundial de Vôlei de Praia de Stare Jablonki, a medalhista olímpica recebeu a notícia de que seu sonho vai se realizar em breve.  Graças a um tratamento de fertilização, a ex-parceira de Juliana espera um herdeiro para o próximo ano.

Aos 31 anos, Larissa carrega um bebê gerado em inseminação artificial a partir de um óvulo de Lili, que tomou medicação para fortalecer a célula. A jovem jogadora, em atividade pela seleção brasileira e no Circuito Brasileiro, chegou a consultar a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) sobre as substâncias que estava ingerindo e soube que nenhuma delas implicaria em resultados adversos em exames antidoping.
 
Juntas há mais de três anos, Lili e Larissa evitam dar entrevistas para preservar o relacionamento. As duas se casaram no início de agosto em uma grande festa com vista para o mar de Fortaleza, ambas com vestidos de noiva. Recentemente, Lili pediu à CBV que mudasse seu nome no pedido de passagens de viagens. Em vez de Liliane Maestrini, agora ela usa Liliane França, sobrenome de Larissa.
Blog Ponto de Vista via Márcio Melo
Fonte de pesquisa: Blog Cidade News Itaú

Região Oeste: Feito refém, gerente é forçado a abrir cofre de Correios


Baraúna - Uma quadrilha armada invadiu a casa e fez refém a família do gerente da agência dos Correios de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, durante a madrugada desta segunda-feira (23).

As informações foram confirmadas ao G1 pelo tenente Luiz Almeida, da Polícia Militar no município. O homem foi levado até a agência e obrigado a abrir o cofre. O valor levado pelos criminosos ainda é desconhecido. Segundo a polícia, os suspeitos fugiram em direção ao Ceará.

 De acordo com o relato da vítima à PM, por volta de 1h quatro homens invadiram a casa, onde estavam dormindo ele, a mulher e dois filhos. “Eles queriam que o gerente abrisse o cofre, mas ele explicou que o equipamento só abre em horários específicos”, relatou. As vítimas passaram a madrugada sob domínio dos suspeitos que fizeram várias ameaças. “Eles ameaçavam a família inteira. Detalhavam a rotina da mulher e das crianças, inclusive”, acrescentou o tenente.

Ainda segundo Luiz Almeida, dois dos criminosos levaram o gerente à agência por volta das 7h30. “Eles foram lá para ele abrir o cofre antes do horário de atendimento. Os outros ficaram na casa da família. Faziam ameaças dizendo que se algo acontecesse com eles outros bandidos viriam de Mossoró”, disse. Após conseguirem o dinheiro, os suspeitos fugiram no carro da vítima.

Segundo a PM, após o roubo, os suspeitos rodaram por várias estradas da região com a vítima e depois a abandonaram. “Eles  fugiram em direção ao Ceará e disseram para ele que vão abandonar o carro em alguma estrada”, concluiu o oficial.

Até o momento, ninguém foi preso. A PM aguarda a chegada do gerente ao batalhão para receber mais informações sobre o crime.

G1/RN - 

Blog de pesquisa: Sgt Andrade.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vejam imagens inéditas do caraubense integrante de quadrilha de assalto a banco, morto em confronto com a PM

Após um assalto cinematográfico às agências bancárias e correios da cidade de Vila Rica/MT, a Polícia do Estado Mato Grossense intensificou as buscas para prender o bando denominado de "Novo Cangaço".

Em um confronto ontem (16) em uma fazenda na fronteira dos Estados do Pará e Mato Grosso.
 
O caraubense Antônio de Oliveira, mas conhecido como "Nego Velho", morreu ao ser atingido no tiroteio do grupo com os homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).








Fonte: Blog Icém Caraúbas FOTOS: BLOG COMANDO 190
 
Indico Fonte: João Moacir

134ª Morte violenta em Mossoró em 2013


Adolescente com varias passagens por delegacias pratica assalto e é morto por desconhecido, na manhã de terça feira 17 de Setembro de 2013 em Mossoró Rio Grande do Norte.
Émerson Jackson Vieira da Silva, 17 anos de idade, morador da rua Major Gutemberg, no Bairro Barrocas, foi alvejado e morto após praticar um assalto a uma senhora próximo ao cemitério São Sebastião no Centro de Mossoró.

O adolescente mesmo baleado duas vezes, nas costa e na região abdominal, ainda conseguiu pilotar a motocicleta Trax de cor vermelha por cerca de 500 metros, bateu em um veiculo e caiu sem vida na calçada de um comercio na rua João da Escossia no bairro doze anos.

A Central de Operações recebeu o chamado para uma pessoa ferida a bala durante um assalto e segundo as informações, um popular teria reagido atirando no assaltante. Os policiais que atenderam a ocorrência não souberam informar se o atirador era a vitima do assalto ou apenas presenciou a ação e saiu em socorro da pessoa assaltada.

Na tentativa de assalto o menor portava um revolver calibre 32, sem munição. Segundo informações, Emerson é um velho conhecido nos meios policiais e há poucos dias foi baleado por policiais da viatura do bairro Santo Antonio durante um assalto na região.

Após os procedimentos, o corpo de Emerson Jackson Vieira da Silva, foi removido para a sede da Unidade Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, onde será necropsiado.
Fonte: o câmera

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Veículo do tipo D-20 é furtado durante a madrugada no centro de São Miguel

Um veículo da marca Chevrolet D-20 de cor branca, ano e modelo 1990/1991 e placas NAH 0931 – São Miguel/RN, licenciado em nome de Ducenildo Rodrigues Resende foi furtado durante esta madrugada enquanto encontrava-se estacionado na Rua Rui Barbosa no centro de São Miguel.

De acordo com informações, o proprietário do referido veículo teria estacionado o mesmo próximo à porta dos fundos de sua residência por volta das 20hrs de ontem (12) e ao amanhecer o veículo não teria mais sido encontrado.

Qualquer informação que possa levar o proprietário ou a policia a localizar o mencionado veículo pode ser repassada através dos telefones (84)9644-8262 - (84)9126-2964 - (88)9962-2169 e (84)9431-6818 ou ainda pelo 190.
 
 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

HOMEM TEM PERNA SUGADA POR MÁQUINA DE MOER CANA; IMAGEM FORTE


Ednaldo Silva Santos, 48 anos, residente na fazenda Santa Helena, no município de Barro Preto, deu entrada no hospital de Base em Itabuna, no último sábado, vítima de acidente de trabalho.
 
Segundo informações, são que ele é trabalhador rural e estava trabalhando com uma máquina agrícola de moer cana, quando acidentalmente pisou em uma cana e escorregou, tendo assim a perna direita sugada pela máquina.
 
Ednaldo foi socorrido pelo dono da fazenda e já passou por cirurgia, onde está internado, infelizmente a perna foi amputada.


A reportagem é de Allana Thais.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

sábado, 7 de setembro de 2013

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater a reforma política aprovou, o fim da reeleição para cargos majoritários - presidente, governador e prefeito - e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. As novas regras passariam a valer a partir de 2018. Ao fim das atividades, os temas aprovados serão submetidos à Câmara e, posteriormente, ao Senado. 

Como as eleições atualmente ocorrem a cada dois anos, caso as propostas sejam aprovadas pelo Congresso, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumprirão “mandato tampão” até 2018. 

Para o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), a coincidência das eleições representará economia aos cofres públicos. “Hoje os políticos vivem permanentemente em campanha eleitoral”, frisou. “[A coincidência] fará bem para o exercício da cidadania”, observou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). 
A deputada lembrou que os temas já foram debatidos e aprovados por outras comissões que discutiram a reforma política e, posteriormente, não foram ratificados pela Casa. Para Erundina, a reforma política será uma realidade se partir de uma proposta de iniciativa popular. 

Na próxima semana, o grupo de trabalho vai debater a fidelidade partidária, a possibilidade do fim das coligações e a duração do mandato. Ficou agendado para o dia 19, a palavra final do colegiado sobre mudanças ou não no sistema eleitoral do país.
 
Fonte: Cidade News Itaú

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Em São Miguel: Justiça autoriza Polícia Militar a fazer trabalho da Polícia Civil no RN

São Miguel - Portaria traz autorização para quatro cidades da região Oeste do estado. Determinação é assinada por juiz designado para Comarca de São Miguel.

Policiais militares de quatro cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte foram autorizados pela Justiça a realizar o trabalho da polícia judiciária. Uma portaria publicada na última sexta-feira (30) na Comarca de São Miguel autoriza a PM a lavrar autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados de ocorrência (TCOs). A determinação vale até a retomada dos serviços prestados por escrivães, delegados e policiais civis, atualmente paralisados pela greve das categorias no estado. Além de São Miguel, a portaria se estende aos municípios de Coronel João Pessoa, Venha Ver e Doutor Severiano.

Com o atendimento restrito às delegacias de plantão de Natal e Mossoró em razão da greve, os policiais militares afirmam não ter condição de viajar sem comprometer a segurança na cidade. São Miguel fica a 444 quilômetros da capital e 190 quilômetros de Mossoró. O coronel Romualdo Borges Farias, responsável pelo comando da PM em 32 cidades da região, explica que além de desguarnecer os municípios, a corporação também enfrenta dificuldades com a falta de combustível.

A portaria é assinada pelo juiz Felipe Barros, que foi designado para a Comarca de São Miguel. O magistrado explica que usou a consciência para tomar a decisão. "Como juiz e cidadão me vi compelido a tomar essa atitude drástica. O que vem acontecendo é um constrangimento sem tamanho", afirma Barros, em referência às dificuldades que a Polícia Militar das cidades vem encontrando para realizar os flagrantes.

Em São Miguel, o pelotão da PM só possui um carro e quatro policiais trabalhando diariamente. "O efetivo é pouco, mas na medida do possível estávamos fazendo o trabalho. Agora quando precisamos fazer o flagrante em Mossoró, deslocamos o carro e pelo menos dois policiais. Além disso, o combustível só possibilita uma viagem de ida e volta", relata o subtenente Manoel Pedro da Silva, comandante do pelotão.

Antes da portaria ser publicada, uma audiência pública foi promovida em São Miguel para discutir a situação, na qual a PM da cidade garantiu ter condições de assumir o encargo da Polícia Civil. Para o subtenente Pedro, a mudança vai amenizar os problemas do deslocamento de carro e policiais. Os autos de flagrante e TCOs serão realizados no prédio do pelotão da cidade. Até o momento nenhum flagrante foi feito nas quatro cidades cobertas pela decisão.

"Como cidadão e juiz me vi compelido a tomar essa atitude. O que vem acontecendo é um constrangimento sem tamanho". Felipe Barros, juiz da Comarca de São Miguel

'Direito dos cidadãos'

Apesar de não mencionar a greve da Polícia Civil na portaria, o juiz acredita que a paralisação dos serviços não resguarda os direitos da população. "Reconheço que a Polícia Civil trabalha em situação complicada, mas não acho razoável disponibilizar apenas Natal e Mossoró no estado inteiro para a realização de flagrantes. Visualizei o direito dos cidadãos", opina.

Na portaria, Felipe Barros argumenta que a segurança pública deve funcionar como um sistema. "Não depende de apenas um fator", reforça. O juiz lembra na portaria que "sem o cumprimento dos prazos e encaminhamentos de pessoas detidas em estado de flagrante, criminosos poderão sumariamente ser postos em liberdade, agravando o quadro de insegurança pública".

Questionado sobre a portaria, o delegado geral da Polícia Civil do RN, Ricardo Sérgio, se limitou a dizer que não cabe a ele falar sobre decisões judiciais. "Isso é responsabilidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte", afirmou ao G1.


Portaria foi assinada no dia 30 de agosto pelo juiz Felipe Barros, de São Miguel (Foto: Reprodução)

Fonte: G1/RN

SÃO JOÃO DO SABUGI: Polícia Militar prende homem acusado de matar o próprio irmão.


Moradores do Sítio Caiçara, município de São João do Sabugi-RN, saíram da rotina com um crime que chocou comunitários daquela pacata localidade rural, segundo consta, um homem apelidado de "PALERMO", desferiu uma cutilada de faca peixeira contra o próprio irmão, conhecido como "JUCA DOS PINTOS".

O feito criminoso se deu por volta da meia noite do sábado (31), e a vítima não resistiu ao ferimento causado pela facada.

Palermo, o irmão acusado de cometer o crime contra seu irmão, foi detido logo em seguido ao ato por uma guarnição policial da cidade de São João do Sabugi, com apoio de policiais da cidade de Ipueira. A polícia, ainda não sabe precisar a verdadeira motivação para o crime, mas garantiu que no mais tardar na segunda feira o fato estará, em parte, esclarecido, dando-se como esclarecido o ato criminoso que tirou a vida de um ser humano.


Fonte: Jair Sampaio