terça-feira, 11 de março de 2014

Juiz afasta delegado de polícia suspeito de cometer 7 crimes no RN

 Blog Cidade News ItaúO delegado de Polícia Civil Getúlio José de Medeiros, lotado no interior do Rio Grande do Norte, foi afastado de suas funções pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, titular da Vara Criminal de Caicó. A determinação foi assinada nesta segunda-feira (10). Segundo o magistrado, o delegado é suspeito de sete crimes, entre os quais corrupção passiva, peculato e prevaricação (os dois últimos crimes cometido por funcionários públicos no exercício de sua função). O G1 tentou falar com Getúlio, mas o telefone dele estava desligado.
 
De acordo com a denúncia, os crimes cometidos pelo delegado teriam ocorrido enquanto ele estava à frente da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Caicó. Atualmente, o delegado estava lotado no município de Marcelino Vieira, no alto Oeste potiguar, onde, segundo as investigações, já há notícias de práticas semelhantes. O magistrado determinou ainda que o denunciado entregue sua carteira de identidade funcional na Secretaria Judiciária do Juízo e proibiu o bacharel de entrar em delegacias e prédios públicos.
 
Ainda de acordo com as determinações, o delegado deve atender a recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana. Além disso, deve se apresentar mensalmente ao juízo e está proibido de mudar de endereço sem autorização judicial - tudo sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.
 
Operação Coiteiros
 
Getúlio Medeiros é suspeito de não ter feito a lavratura de flagrante delito contra um suspeito que teve a prisão decretada na operação Coiteiros, realizada pelo Ministério Público no dia 25 de fevereiro em cinco cidades da região Seridó e em uma da Grande Natal. O suspeito detido, segundo a polícia, é apontado como autor de homicídios e seria o braço operacional da organização criminosa denunciada pelo MP. Segundo o juiz, o preso foi conduzido à sede da delegacia regional por um agente da Polícia Civil e uma equipe de policiais militares, com todos os elementos jurídicos necessários para lavratura da sua prisão em flagrante por ter assassinado o próprio pai, fato ocorrido no dia 7 de setembro de 2012 na cidade de Jucurutu, também no Seridó.
 
Contudo, de acordo com o Ministério Público, o delegado não lavrou o flagrante e ainda liberou o suspeito, apenas colhendo o depoimento dele. O advogado do suspeito, ainda segundo o MP, é filho de Getúlio. Após a liberação, o preso teve prisão preventiva decretada, mas já estava foragido.
 
Apropriação de fianças e negociações ilícitas
 
O delegado Getúlio também é suspeito de crimes de peculato por apropriar-se de três fianças, uma delas integralmente. Em outros casos, segundo o MP, o delegado informava aos cidadãos flagranteados a fixação de um valor, mas, no papel consignava um valor menor e apropriava-se da diferença. Getúlio José ainda é suspeito de ter fixado uma fiança com valor quase insignificante (R$ 50) em um caso em que o filho dele, que é advogado, atuou. Neste caso, de acordo com as investigações, teria sido o próprio filho do delegado quem decidiu o valor da fiança.
 
Outra suspeita diz respeito ao recebimento de vantagem em negociação ilícita na delegacia, com apropriação de eletrodomésticos em uma ocorrência de crime contra o patrimônio. Na ocasião, o delegado teria ficado com os produtos, pagando quantia muito abaixo do mercado para a vítima e determinando aos acusados a apuração do restante da quantia para ressarcir a vítima. Em seguida, Getúlio teria arquivado o caso na delegacia, informando às partes que esse era um procedimento que ele adotava chamado de “polícia comunitária” - que consistia em resolver rapidamente os inquéritos na própria DP sem a necessidade de o caso ir à Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú

URGENTE: Dois elementos assaltam agência dos Correios de Itaú-RN

Por volta das 15:15 dois elemento de cara limpa se passando por clientes adentraram na agência  dos correios de Itaú-RN e anunciaram o assalto.
 
De acordo com testemunhas os assaltantes passaramm quase meia hora esperando o cofre ser aberto, o funcionamento da agência parecia normal, pois todos os clientes entravam e ficam presos pelos meliantes que levaram todo o dinheiro do caixa, deixando os clientes livres da ação.

Os meliantes fugiram em uma moto vermelha de placas não identificado com destino ignorado.

A polícia está neste momento fazendo diligências no intuito de localizar os bandidos.

O detalhe é que desde a semana passada a agência recebia um grande número de clientes de Itaú e das cidades circunvizinhas, inclusive no momento do assalto a agência estava cheia.

Fonte: Cidade News Itaú